terça-feira, 24 de julho de 2012

1º Vigília Nacional VOE 2012


Local da vigília: Almogadel ou Gontijas-Ferreira do Zêzere
Local de encontro: Estação da CP de Tomar às 20h00
Data: 24 e 25 de Agosto 2012

Equipamento minimo presente à desposição durante a observação:

Telescópio com visão noturna
Maksutov MTO-11CA F/10 1000mm com zoom modificado e converter 2x
Monocular Infravermelho 1° géração


Maksutov MTO-11CA F/10 1000mm
Canon EOS 400D Modificada
Conversor em Telescópio


Sony DCR-PC 106E
Infravermelho modificado com visão raio-x

4 comentários:

  1. Caro Carlos Lopes, se me permite as questões;
    - Onde será exactamente o local da vigília?
    A minha questão deve-se ao facto de numa breve análise à área das localidade que mencionou ter reparado que as elevações existentes não apresentam um campo que permita uma grande visibilidade na área envolvente, facto que seria imprescindível para o êxito da actividade.
    Na área de Almogadel há uma elevação a sudoeste com cerca de 260 metros de altura mas que aparentemente está envolta em árvores.
    Na zona de Gontijas acontece o mesmo.
    Por isso fiquei curioso onde poderia ser o local da vigília.

    Já agora gostava de entrar em contacto com o senhor.
    O meu mail é ovnimania@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Fernando Ramos

      A minha primeira idéia, era na Serra de Alvaiàzere, mas a poluição luminosa è enorme, mas a visibilidade do horizonte é de 360° sobre grande parte do centro de Portugal. O vento e o frio, dão conta do material, "por experiência" as baterias da maquina fotografica duraram cerca de 20 minutos derivado ao frio. Para uma observação deste tipo "de várias horas", a Serra de Alvaiàzere, é um pouco inadequada, se tivermos aparelhos electronicos que necessitem de baterias.
      As aldeias que que menciono, são sitios onde pocedo terrenos meus ou pertencendo à minha familia, sendo estes situados numa área onde a obscuridade à quase total, o que facilita imenso a observação do espaço.
      Em Almogadel hà uma grande visibilidade "terrenos sem àrvores", embora situàdos a 201 métros de altitude com um bom horizonte, têm mais visibilidade noturna que a Serra de Alvaiàzere com 618 métros. Sõ existe esse monte de cerca de 260 métros que não permite a visualização de 360°
      Em Gontijas é de mesmo, só apenas a parte Este e Norte-Este, têm àrvores e està situado a 268 métros de altitude, o que têm a mais, é a electrecidade caso seja necessário.

      Acima de tudo, privilegio a poluição luminosa, o que é bastante desagradável para uma boa observação nocturna, um grande horizonte passa em segundo. Tendo os dois... :) só na Serra da Estrela.
      Poderá encontrar fotografias feitas de noite en Gontijas neste link: http://ufotomar.blogspot.pt/2012/06/observacao-dia-24062012-entre-as.html
      Para poder ter uma idéia da observação.

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
  2. É sempre importante ter em conta os locais de observação consoante os equipamentos da qual dispomos.
    Carlos os equipamentos da qual observei são de fabrico artesanal correto?
    Fiquei intrigado com este pormenor.
    Pelo que pude observar em fotos de astronomia, o Carlos obteve uma óptima resolução de imagem.
    Imagens bem superiores ás melhores câmeras fotográficas de topo.
    Para obter as melhores imagens vou ter de ir par uma HS30 ou HS40 da fuji, que são as minhas câmeras de eleição em relação a Canon ou Nikon.
    Tenho um filtro que me foi enviado e utilizado por investigadores em França, mas ainda não tive a oportunidade de utilizar este filtro.
    Somente serve para vigílias.
    Estou a pensar em o enviar para o Carlos que terá mais proveito deste material do que eu, devido a me encontrar distante e fora do país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim em parte são modificações que faço no equipamento. A camara de filmar por exemplo, foi de reduzir a luz do nightshot e aplicar-lhe um filtro IR de um telecomando de televisão. Obtive o IR normal da camara, mais um efeito em que os objectos de cor escura desapareçam. Exemplo: Pode-se ver um objecto por detrás de uma garrafa de coca-cola cheia, ou uma colher dentro do café, ect ect.
      O telescopio de visão nocturna, foi aplicar-lhe um adaptador entre o nonóculo e o telescopio, só perco a luz IR a curta distância, mas de resto fico com o mesma visão IR mas a grande distância e com uma objectiva de 2000 mm, contra 55 mm inicial.
      O resto é tudo adaptações que faço, fonciona na mesma que os produtos conprados na loja, mas em mais barato :)

      O filtro que já houvi falar é este? http://dhyanchohan.unblog.fr/2008/05/28/le-reseau-de-diffraction/

      A camara fotografica, também levou algumas alterações de sofware, mas a objectiva é que ainda tenho que mudar, tenho que arranjar com uma focal mais pequena, para poder captar mais luz e ter um maior tempo de exposição sem que as estrelas começem a deixar rasto :) ou melhor, tenho que comprar um braço motorizado.

      Eliminar