quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ovnis en formação 22/08/2012 Gontijas - Ferreira do Zêzere

No ínicio desta noite, juntei-me com o meu filho a ver as estrelas com o telescopio, quiz-lhe amostrar a galáxia de Andrómeda. Já chegado perto das 23h00 decidi o ir deitar, porque ele já estava com sono " têm 3 anos" :) mas guardei o telescopio montado para mostrar a galáxia à minha esposa, que estava quase a chegar a casa, do trabalho. Tivemos um pouco a ver as estrelas, quando também decidiu se ir deitar perto da 00h25, quanto a mim, continuei a minha observação.
Ás 00h32 vindo do Norte, apareceram 3 objectos destinctos em "formação", a velocidade moderada. Os dois maiores objectos seguiam uma lignha rectilínea  e o de menor dimenção, encontrava-ve mais à rectaguarda e por algumas vêzes acelarava e descrevia curvas perto dos dois grandes objectos. Ambos apresentavam uma estrutura esférica e seguiram direção Sul-Este. Chamei de imediato a minha esposa, para presenciar o acontecimento, o que ela pode confirmar. Por pouco não passou por cima da minha casa :) A observação durou cerca de 40 segundos, ainda tentei ir buscar a camara de filmar, mas não tive tempo :(
Os objectos não apresentavam estar a uma altitude elevada, por estimação, perto dos 5000 métros. O brilho dos 2 objectos grandes, era de cor branca e o mais pequeno de cor amarela. Na foto montagem o brilho assim como o tamanho estão praticamente à escala.

Carlos Lopes


2 comentários:

  1. um muinto legau você europeus terem um sentro de obisevação de ovin penssa que erra so nas americas.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Alexandre

    É o primeiro dedicado exclusivamente à ovnilogia e fenónemos aérios em Portugal.

    Um abraço

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar