sábado, 11 de agosto de 2012

Queda de meteorito ou destroços de um aparelho? em Gontijas Portugal

Ás 22h04 no dia 11 de Agosto 2012, a cerca de 250 métros do local de observação, um objecto de uma luz viva, de cor azul-esverdeado, vindo com uma inclinação rectilínea de cerca de 60°, despenho-se na zona florestal, junto à aldeia de Gontijas. O objecto "caso seja um meteorito" apresentava uma dimenção que não ultrapassava a dezena de centímetros, não criou qualquer tipo de ruído, deflagração ou estragos no momento do impacto. O objecto apresentava uma velocidade extremamente reduzida para um meteorito, por estimação a velocidade do objecto encontrava-se praticamente em queda livre.
Ocurri ao local de seguida, equipado com equipamento infravermelho, mas nada pude constatar, sobre a localização do objecto.

19/08/2012
Durante uma pequena vigília esta noite, um pequeno meteorito atingiu a mesma zona, a cerca de 500 métros, do avistamento do primeiro objecto. Neste caso, tratava-se bem de um meteorito, velocidade, desfragmentação e textura. Era de um brilho amarelo-esverdeado, apresentava uma inclinação de cerca de 80°e desfragmentou-se a umas dezenas de métros do solo a grande velocidade. No inicio desta noite, pôde-se observar vários meteoritos, certos deles, durante vários segundos e outros que explodiam ao entrar na atmosféra. O maior deles, observei-o, cerca de 20 segundos. Nenhum apresentou a mesma descrição como o do objecto mencionado.


Local da visualização durante o dia



Área da queda do objecto




Dia 13/08/2012
Material utilizado para a pesquisa

Radar de solo: OKM Rover C2


Analizei grande parte da área mas infelizmente sem resultados.
Não encontrei indícios de impacto ou de zona queimada, nem de grandes alterações magnéticas.





O solo na área, é constituído deste tipo de rocha



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi um bocado esquesito. Poderia ser um fragmento de meteorito, mas a velocidade para tal, era muito reduzida, o que me leva mais a pensar num destroço lixo espacial ou de algo mais complexo.

      Eliminar
  2. Lixo espacial é algo a ter em conta, visto que nos ultimos anos a queda deste tem aumentado gradualmente.
    Bom trabalho Luis ;-)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nuno
    Houve a passagem das Perseidas, no dia 11 e 12. Na noite passada, no dia 12, certos fragmentos de meteorito cairam perto da região, mas com velocidades muito superiores.

    Um abraço
    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos,

    Existe alguma possibilidade de o objecto (seja lá o que for) ter caído no rio? Costuma observar mais fenómenos interessantes em que direcção, este ou oeste?

    Continue as observações, porque está no centro do país e, segundo dizem, é uma boa zona para estar atento!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Holos
    Sim efectivamente existe essa possibilidade, o que vai tornar a pesquisa muito dificil derivado ao acesso e à inclinação do terreno.

    Os fenónemos por aqui são "frequêntes", das poucas vigílias que fiz, hà certas coisas que me dixam sem resposta. É preciso um pouco de paciência e estar sempre atento. Não tenho mencionado todos os relatos que vejo por aqui, apenas os mais interessantes :) muitas das vêzes ocorrem por poucos segundos.Em norma ocorre mais para Este e Norte-Este, e muito acima da troposfera "não são satélites" :)

    Um abraço

    Carlos

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver... faz sentido... Carlos, eu gostaria de teclar consigo em privado, existe essa hipótese? Como posso fazê-lo?


    Abraço!

    ResponderEliminar